Conversa em hebraico 2

Shalom shalom !!  hj temos uma aula de primeiras conversações em hebraico, com o áudio do curso fsi hebrew basic course,  e vamos começar com expressões simples em hebraico e temos como primeira expressão ( o como vai vc?)

em hebraico essa expressão é simples (ma schlomcha? ) se vc for se referir a um homem, pois para mulher muda o  final para  (  ma schlomer? )   então lembre-se ma schlomcha ou ma schlomer sempre que vc quiser perguntar como vai  vc? .

e como será que se responde esta pergunta? e isto tbm é bem simples.  vc pode responder com (shlomi tov ) que significa algo parecido com a minha paz esta boa mas que tem o mesmo significado do nosso ( estou bem)   uma palavra boa para vc aprender tbm é muito obrigado , pois ninguem gostaria de passar por mal educado quando conversar com algum falante de hebraico não é verdade? hehe

Então amigos muito obrigado em hebraico é (toda raba ).Nas conversas que vc vai ouvir no audio ai em baixo temos tbm a  palavra mishpacha  , esta palavra significa família em hebraico;   no audio esta palavra é usada numa pergunta simples  que traduzida seria  como vai a sua família?   que em hebraico é ma shlom  hamishpacha? , essa pergunta é bastante usada numa conversa  então ela é bem importante apara nosso aprendizado.

Uma boa resposta para está pergunta é dizer (tudo certo!)  e isto em hebraico é (beséder) , e como estamos falando de mishpacha que tal sabermos como se fala  sua  esposa em hebraico? isto tbm é facil de se dizer, pois é ishtecha , no nosso áudio existe uma pergunta usando a palavra esposa  e a pergunta é a a sua esposa está bem? e em hebraico nos podemos dizer isto da seguinte forma .Ma  shlom ishtecha ? , e em falar em esposa é bom dizer tbm que mulher em hebraico é isha e homem é  ish .

E como vc poderia responder a esta pergunta ?isto  vc poderia fazer da seguinte forma; em hebraico vc poderia dizer  gam shlomá tov , a palavra gam significa tbm , então vc estaria dizendo algo parecido com   a paz dela tbm esta boa.então seguinte com as explicações do nosso áudio abaixo temos tbm a palavra hebraica  pra desculpa ou com licença que neste caso está dizendo me desculpe, e em hebraico é slicha .

A frase que usa a palavra slicha é a seguinte frase ” slicha ani mukhar larutz”   sendo que em hebraico ani é eu ,   e a tradução desta frase seria algo parecido com  “me desculpe eu preciso correr”.seguindo a nossa conversação temos uma outra palavra importante que é a palavra sim  que em hebraico é ken e aproveitando para dizer que a palavra não em hebraico é lo .

Beseder acho então que estas explicações de encher lingüiça já são suficientes para começar a entender a conversação   que está ai em baixo , eu espero que vc estude e que divulgue o nosso blog , um grande abraço para todos talmidim do cafecomhebraico.

fsihebreww.mp3

WILLIAMS:
SHALOM MOSHE MA SHLOMCHA ?   OI MOSHE COMO VAI VC?
MOSHE:
TODA RABA , SHLOMI TOV       MUITO OBRIGADO ,ESTOU BEM
UMA SHLOMCHÁ ?                   E VC COMO VAI?
WILLIAMS:
TOV , MA SHLOM HAMISHPACHA?       BEM , COMO ESTÁ A SUA FAMILIA?
MOSHE :
BESEDER MA SHLOM ISHTECHA?      TUDO CERTO, COMO ESTÁ SUA ESPOSA?
WILLIAMS:
GAM SHLOMÁ TOV               ELA TBM ESTA BEM.
SLICHA , ANI MUKHAR LARUTZ      ME DESCULPE , EU PRECISO CORRER
MOSHE:
O KEN , KVAR MEUHAR ,SHALOM          O SIM, JÁ É  TARDE  , TCHAU
WILLIAMS:
SHALOM , LEHITRAOT             TCHAU , ATÉ LOGO

6 Respostas to “Conversa em hebraico 2”

  1. Gefferson ALVES ( LAVAN )Chaves Says:

    Magnífico, parabéns pelo trabalho

  2. Alan Edson da silva couto Says:

    Magnifico esta me ajudando muito, gostei das lições :entre no meu email me mandando coisas a mais para eu continuar aprendendo o hebraico com vocês , o email é ” alanlustre@hotmail.com” ou ligue no telefone fixo (2047-1927) estou aguardando vcs com uma resposta certa!

  3. joao Batista Pereira Says:

    Muito bom gostaria de estudar conversaçaõ em hebraico. Sou pesquizador do assunto quando se refere ao judeu.

  4. LEO FELIX VIANNA Says:

    Mazar tov, toda raba, shemi Ari, lehitraot.

  5. liriel Says:

    Ótimo!!!…..Gostei de mais!!!🙂

  6. Maria Emidia Pinheiro Nonato da Silva Says:

    Somente agora estou conhecendo café com hebraico. Muito bom! Hebraico sem complicações. Muito esclarecedor. Toda raba!

Deixe uma resposta

