Entrevistando Mariana F. T.

Shalom shalom shalom amigos do blog cafecomhebraico, hj nós vamos começar uma nova seção no nosso blog, vamos juntos entrevistar professores e alunos de hebraico e com eles aprender formas de aprender esta língua , com certeza a historia de vida destas pessoas vai inspirar seus estudos diários.

hj vamos conversar com uma aluna de hebraico , a senhorita Mariana f.T. que é aluna e esta no segundo semestre de hebraico . Com certeza vamos aprender muita coisa com ela e saber como ela faz para aprender esta língua e como funciona seu estudo diário. Vamos lá então!!

Antes de qualquer pergunta eu gostaria de agradecer a senhorita  Mariana por ter aceitado o convite de ser entrevistada, é um grande prazer compartilhar experiências de aprendizado com você .

1: Muito obrigado Mariana por esta entrevista, o blog cafecomhebraico e nossos leitores agradecem a sua participação.

R: Eu é que fico agradecida e feliz por poder ajudá-los.

2: Fale um pouco sobre você como pessoa.

R: Bom, sou uma pessoa bastante interessada no estudo de línguas. Na verdade, só há pouco tempo pude me dedicar realmente a esse meu gosto. Estudo Letras (4º ano), com habilitação em Português e Espanhol.

3: Como você estuda hebraico , quais cursos freqüenta ,as estratégias de estudo que usa,e qual foi o motivo que te fez estudar este idioma?

R: Estudo hebraico na universidade. Quando passei no vestibular, eu queria muito escolher o Hebraico como habilitação, mas o curso era (e é) noturno, daí minha mãe não permitiu porque achava perigoso eu voltar sozinha… Daí, escolhi o espanhol.

Mas o tempo passou e acabei convencendo minha mãe de que estudar à noite seria melhor para mim. Daí, iniciei o curso, porém cursando as disciplinas como optativas. Além do curso de Língua Hebraica II, também me matriculei em Hebraico Bíblico I e Introdução às Línguas Semíticas. Já concluí também o curso de Conceitos da Bíblia Hebraica I (Pentateuco) e II (Profecias).

Minha maior motivação em estudar essa língua belíssima foi o interesse que tenho na Bíblia, sou cristã. Acho que faz muita diferença ler os textos em sua língua original. Como dizem alguns, a tradução muitas vezes é uma traição. Não dá para confiar completamente no que lemos nas versões em português.

Quanto às minhas estratégias de estudo, costumo sempre revisar em casa tudo aquilo que vi na classe. Considero importantíssimo o aprendizado dos verbos. Por isso, em casa, pego um caderno e conjugo várias vezes, como na época em que conjugava em português na escola. Outra estratégia legal é tentar formar frases, assim o estudante melhora sua ortografia e vocabulário.

4:No seu aprendizado de hebraico qual parte você da  mais ênfase? Escutar,falar ou escrever hebraico?e Porque?

R: Certamente, minha maior ênfase é na leitura, devido ao meu interesse na Bíblia, como eu já disse. Isso não significa que eu não valorize a pronúncia ou a escrita. É preciso saber bem essas duas coisas para poder realizar uma leitura de qualidade.

5: Você já visitou algum pais de língua hebraica? Se não visitou , você Tem vontade de visitar em algum dia ?

R: Infelizmente não visitei, mas tenho muita vontade sim! Irei em minha primeira oportunidade!

6: Você  tem encontrado alguma dificuldade no seu aprendizado?,se sim quais são essas dificuldades?

R: Minha maior dificuldade é realizar a leitura sem os diacríticos. A Bíblia sempre vem com as vogais, mas no Hebraico moderno só se escreve com consoantes. Mas isso é só uma questão de conhecer a palavra (e praticar bastante). O Hebraico é uma língua muito simples. As pessoas acham graça quando digo isso. Trata-se de um idioma muito mais simples do que o português, o inglês, o espanhol… Possui muito menos regras. Quem consegue aprender o português normativo (das gramáticas) não pode ter dificuldades com o hebraico.

7: Você conhece algum site que gostaria de nos indicar, ou livros para aprender melhor o idioma?

R: Olha, para quem quer aprender sozinho, tem um site de aprendizado autodidata de línguas, o Livemocha. Para mim, não deu certo, mas conheço pessoas que se identificaram bastante com esse site. Quanto a livros, é difícil encontrá-los em português. Conheço um muito bom, não é o que uso na universidade, mas comprei e pratico bastante em casa. Foi elaborado pela professora Rifka Berezin e se chama Iniciação Ao Hebraico , nos volumes I e II. Ele é ótimo para se estudar sozinho, só fica devendo na pronúncia.

8.  Você poderia dar um conselho para aqueles que estão começando a estudar hebraico.

R: Tenho uma dica essencial para o aprendizado: antes de se preocupar com o vocabulário, pratique bastante o reconhecimento das letras, tanto a cursiva com a de imprensa. Por quê? Porque o estudante tem o costume de fazer a transliteração do hebraico para o português. Comecei fazendo isso e o professor chamou a atenção, recomendando fazer a leitura com as letras hebraicas, sem transcrever para as letras ocidentais, entende? Se você translitera, ficará viciado e nunca conseguirá ler nada em hebraico sem antes imaginar seu equivalente na letra ocidental. Assim, o processo de leitura e aprendizado fica muito, muito, muito mais lento.

9: Como você conheceu o nosso blog ? gostaria de dar alguma sugestão para melhorá-lo ?

R: Vi um tópico em uma comunidade do Orkut. O blog é realmente muito bom, não sei o que sugerir para melhorá-lo.  Parabéns!

10: Novamente agradecemos a sua paciência de responder as nossas perguntas , Ficamos profundamente gratos com sua atenção e desejamos muito sucesso com seu estudo.

R: Sucesso para todos os estudantes autodidatas, e parabéns pelo tempo que dedica ao assunto no site.

Para mais informações da Mariana http://marianaft.wordpress.com/

FICAMOS POR AQUI E NOS VEMOS NO PROXIMO POST

Tags: ,

Deixe uma resposta

