Entrevistando YairMau.

Shalom shalom shalom amigos do blog cafecomhebraico, hj nós vamos continuar  nova seção de entrevistas  no blog, hj vamos conversar com Yair Mau , dono de um dos blogs mais importantes na divulgação da musica hebraica no Brasil e isso se não for o único em língua portuguesa  deste tipo.

Com certeza essa entrevista vai inspirar seus estudos diários, assim como o blog dele inspira o meu estudo todo dia.

Antes de qualquer pergunta eu gostaria de agradecer ao nosso amigo Yair Mau por ter aceitado o convite de ser entrevistado .

1: Muito obrigado Yair Mau por esta entrevista o blog cafecomhebraico e nosso leitores agradecem a sua participação.

R: É um prazer ser entrevistado por esse blog!

2: Fale um pouco sobre você como pessoa.

R: Minha vida em poucas frases: Nasci em Israel, e aos 5 anos minha família se mudou a São Paulo. Cresci em SP, estudei, me formei, e aos 22 anos voltei a Israel. Estou em Israel há quase 6 anos, sou casado, e faço doutorado em Física na Universidade Ben-Gurion, em Be’er Sheva.

3: Como você aprendeu hebraico , quais cursos freqüentou ,as estratégias de estudo que usou,e qual foi o motivo que te fez estudar este idioma?

R: Quando cheguei ao Brasil com 5 anos, aprendi português rapidamente, mas infelizmente esqueci todo o hebraico. Estudei até a oitava série em uma escola judaica de São Paulo, mas infelizmente posso dizer que hebraico não era o forte deles… No final do primeiro ano de faculdade (em Física), tranquei a faculdade por um ano e fui para Israel fazer parte de um programa de jovens líderes.

Aí sim aprendi bastante hebraico, a imersão foi total. Me dediquei bastante ao estudo da língua, sempre enchendo o saco dos israelenses a minha volta com perguntas de como se fala isso, como se escreve aquilo. Voltei ao Brasil com uma boa base de conversação.

Com 22 anos me mudei para Israel, e durante os primeiros cinco meses estive em Jerusalém em um “ulpan” (escola de hebraico). Estudávamos hebraico 5 horas por dia, todos os dias. No final desse período eu já conseguia ler jornal sem “pontinhos” (embora lentamente) e a escrita havia melhorado consideravelmente.

Depois disso assisti muita televisão com dicionário do lado, e cada vez que escutava uma palavra nova (no começo o tempo todo, mas cada mês que passava menos e menos) eu logo a procurava. Hoje trabalho e estudo em hebraico, muitas vezes me pego pensando em hebraico e até mesmo nos sonhos .

4:No seu aprendizado de hebraico qual parte você deu mais ênfase? Escutar,falar ou escrever hebraico?

R: Eu gosto bastante de gramática, então sempre me dediquei para entender a estrutura da língua, que é relativamente simples, comparando com outras línguas que conheço. Acho que para aprender o hebraico é preciso se apoiar nesses três pilares – falar, escutar e escrever- , sem deixar um deles de lado.

5: Você já visitou algum pais de língua hebraica?

R: Nasci em Israel e moro lá desde 2005. Não sei da existência de outro país onde se fala hebraico.

6: Como surgiu a idéia de criar um blog sobre musica hebraica?

R: Eu de vez em quando traduzia músicas hebraicas para o português, e isso me ajudava a fixar o significado de uma palavra nova. As músicas foram se acumulando e quando eu tinha umas trinta canções traduzidas resolvi compartilhar isso com outros através do blog. Hoje já são mais de 350, e o número segue aumentando! Gosto bastante de música e creio que quando uma pessoa aprende uma língua nova é importante entender a cultura também. Através da música hebraica moderna é possível entender muitos dos conflitos e particularidades da sociedade israelense.

7: Qual cantor(a) que você mais admira na musica hebraica e porque?

R: Gosto de vários, citarei dois apenas: Arik Einstein e Gidi Gov.

Arik Einstein é certamente o cantor de maior importância de Israel. Ele começou a fazer sucesso nos anos 60, e segue relevante até os dias de hoje. Cresci escutando Arik Einstein em casa, e escutar suas canções me causam nostalgia. Toda casa em Israel tem alguns CDs dele.

Gidi Gov é um cantor de voz rouca e muito bom humor. No início de sua carreira fez parte da banda Kaveret, que fazia canções de sátira (muitas vezes nonsense), depois integrou outras bandas por algum tempo e há anos canta solo. Em 2010 fui em um show dele, talvez um dos melhores que já fui!

8.  Você poderia dar um conselho para aqueles   que estão começando a estudar hebraico.

R: Sejam persistentes! É verdade que o alfabeto hebraico apresenta uma certa barreira inicial, mas a recompensa vale! Uma dica aos leitores: escutem a canção “Cholem Bisfaradit”, de Shlomo Idov. É uma canção de amor à lingua hebraica, escrita pelo cantor que nasceu em Buenos Aires, e que vive em Israel há muitos anos.

9: Novamente agradecemos a sua paciência de responder as nossas perguntas , Ficamos profundamente gratos com sua atenção e desejamos muito sucesso com seu blog.

R: Muito obrigado. Parabéns pelo trabalho desse blog!

Para mais informações sobre o Yair Mau , entre no blog

www.shirimemportugues.blogspot.com

FICAMOS POR AQUI E NOS VEMOS NO PROXIMO POST.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

