Como se diz em hebraico: Eu sou o caminho a verdade e a vida.

Uma das frases mais conhecidas de Jesus o cristo( Yeshua hamashiach)  com certeza é a frase Eu sou o caminho a verdade e a vida,esta frase encontra se  no livro de João capitulo 14 versículo 6.

Na ocasião que foi dita era final da ceia de páscoa e Jesus estava falando sobre o maravilhoso sacrifício que ele iria fazer por nossas vidas.

os seus discípulos começaram a fazer varias perguntas sobre o mundo vindouro e no meio dessas varias perguntas,Tomé fez uma  “Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?” e  o Mestre respondeu ” אָנֹכִי הַדֶּרֶךְ וְהָאֱמֶת וְהַחַיִּים ” “anochi haderech ve haemet ve hahaim” “Eu sou o caminho a verdade e a vida.”  esta frase mudou um pouco no hebraico moderno pois o pronome אָנֹכִי (anochi) (eu) passou a ser אֲנִי (ani)  , então a frase fica   ”  אֲנִי הַדֶּרֶךְ וְהָאֱמֶת וְהַחַיִּיםani haderech ve haemet ve hahaim” .

Essa é uma frase muito boa para ficar em sua mente ,para se lembrar sempre que Yeshua (Jesus)é o caminho a verdade e a vida.E QUE NINGUEM VAI AO PAI SE NÃO FOR POR ELE.

Bons estudos e nos vemos no próximo post.

Tags: , , , , ,

13 Respostas to “Como se diz em hebraico: Eu sou o caminho a verdade e a vida.”

  1. agnaldo Says:

    Sou apaixonado por esta lingua… D-s os abençoe, continuem postando mais estudos.

  2. Wilson Mello Says:

    Gostaria de saber o significado de hahaim em especifico. Se a outras traduções possíveis para ela. Por exemplo, se não me engano a palavra nefesh pode ser traduzida como vida também, mas focando em sua necessidade. Seria hahaim o supridor das necessidades de nefesh?

    • eduardoivrisilva Says:

      Wilson este blog trata mais de assuntos linguísticos e não espirituais, para assuntos espirituais um bom rabino pode responder estas questões de uma maneira bem mais profunda, mas vou tentar esclarecer, ou dar uma luz sobre estes conceitos espirituais sobre alma e vida, e tentarei ser o mais especifico possível e mais literalista possível.

      Primeiro vamos lembrar da criação do primeiro homem, e vamos ler o versículo abaixo.
      “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
      Gênesis 2:7”
      O texto nos diz que o soberano formou o homem de uma simples substancia terrena, simples e frágil, em hebraico עפר – Afar que podemos traduzir como pó, poeira da terra “afar min-haadama” “pó da terra”.

      Seria interessante neste momento lembrar da fragilidade do ser humano desde a sua criação sendo criado de poeira, e não de uma substancia firme, podemos com isso perceber a nossa fragilidade diante da soberania do criador.
      Segundo o texto bíblico o criador soprou nas narinas deste ser fôlego de vida que em hebraico se diz Nishmat haim (נשמת חיים ) esta palavra Nishmat(Folego de) esta em sua forma construta e vem de Neshama (נשמה ) respiração, que por sua vez vem da raiz Nasham (נשם ) Ofegar, assim sendo temos aqui a explicação do sistema respiratória do primeiro homem.
      Portanto através do sopro do criador este ser antes inanimado passa a ser animado, passa a respirar, a literalmente viver, nisto temos o final do verso que diz “e o homem foi feito alma vivente”.
      Este termo que foi traduzido como alma vivente esta nos originais como Nefesh Haia (נפש חיה)
      Nefesh segundo o dicionário strong significa, alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão , e segundo este dicionario vem da raiz Nafash que significa tomar fôlego, reanimar-se, portanto poderiamos entender como sendo um ser que respira.
      Assim sendo temos um ser que respira portanto um ser literalmente vivo, repetindo a mesma ideia dos vocábulos anteriores.
      Portanto concluímos que Haim(Vida) nada mais é do que o ser humano respirando o sopro que o criador colocou dentro dele.
      Lógico que a teologia depois vai se desenvolver em conceitos mais complexos destes termos mas eu o objetivo desta minha explicação era apenas ser o mais simples possível.

  3. Anderson M. Santos Says:

    Por favor! Quero saber como se diz em hebraico: Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei.

    • eduardoivrisilva Says:

      Provavelmente vc deve estar falando de João 15:12 então eis o texto em hebraico deste verso.
      זֹאת מִצְוָתִי: אֶהֱבוּ זֶה אֶת זֶה כְּמוֹ שֶׁאֲנִי אָהַבְתִּי אֶתְכֶם
      Zot mitzvati Ehevu zeh et Zeh Kmo Sheani Ahavti Ethem

  4. Anderson M. Santos Says:

    Toda rabáh arh Eduardo! (não sei se é assim que se escreve: muito obrigado irmão Eduardo).
    Tenho uma outra curiosidade. Ouvi dizer que o hebraico que Jesus falava era um hebraico chamado de paleo ou arcaico, isso é verdade? Dizem que nesse tal de Hebraico-Arcaico a pronuncia correta do nome Jesus na verdade é YAHOSHUA. E dizem que o nome verdadeiro de Paulo é SHAUL e os pagãos trocaram os nomes verdadeiros para perder o sentido original da palavra. Dizem que o Hebraico arcaico está extinto e que quando o Messias vier irá restaurar o hebraico antigo. Tudo isso é verdade? Ou quais são as verdades e mentiras (caso haja alguma inverdade? Por favor me responda. Abraços e LEHITRAOTH!

    • eduardoivrisilva Says:

      Em resumo muita coisa que foi dita não passa de mentira para criar novas seitas para iludir o povo.
      Yeshua falava aramaico em sua época pois o hebraico não era mais falado a muitos anos, sendo substituído pelo aramaico.
      O hebraico ficou apenas como linguagem litúrgica nas sinagogas e o aramaico era a língua do dia a dia.
      Shaul era o nome hebraico do personagem Paulo, mas nada tem a ver com paleo hebraico que deixou de ser falado muito antes de qualquer escrito hebraico ter sido produzido na bíblia hebraica.
      Se o messias vai restaurar hebraico arcaico pq ele mesmo não falava neste idioma?
      Kefa, Talita Cumi, Eloi Eloi lama sabactani, tudo aramaico, ai vc pode perceber a língua do messias.
      Um abraço e bons estudos.

  5. carlos andre Says:

    “Anohí ha’Déreh ve ha’Emet ve ha’Hayim”

    Eu sou o caminho, e a verdade e as vidas (porque as vidas são muitas e diversas, e sobretudo simultâneas, e todas elas representam o sua forma ceslestial).

    Hayim significa “Vidas”, assim como a qabalá fala da Etz ha’Hayim (Árvore das Vidas).

    • eduardoivrisilva Says:

      Eu não sei qual vertente religiosa vc segue, mas pela interpretação que deu do texto deve seguir alguma linha espirita e acreita em reencarnação.
      Não vou debater sua religião, mas apenas falar sobre o porque a sua tradução esta incoreta.
      Algumas palavras hebraicas são escritas no plural por varios motivos mas devem ser lidas no singular.
      Por exemplo Agua(Maim)(מים) deve ser lido como Agua e não como aguas quando o restante da frase se encontra no singular como exemplo:
      Alguem quer um copo de agua – Mishehu rotze cos maim – מישהו רוצה כוס מים
      E Seria um absurdo traduzir como “Alguem quer um copo de aguas”
      A mesma palavra Maim tbm pode ser lida em plural como no exemplo: YHVH al maim rabim – O eterno esta sobre muitas aguas.
      Assim sendo estude mais hebraico antes de tentar desenvolver teorias.

  6. soninha Says:

    porque agora surgioesse nome yaohushua ela vedadeira,as igreja nao divulga que é messias e ñ jesus.

  7. Manoel Pereira dos Santos Says:

    prmanoelsaint@gmail.com
    Parabéns querido irmao eduardo…
    Mas quero aprender hebraico…como farei?
    no aguardo
    Pastor Manoel Santos

  8. Manoel Pereira dos Santos Says:

    Ainda nao consigo …deixar resposta alguma, pois preciso é mesmo aprender os p´rimeiros passos do hebraico, embora sendo pastor evangélico…porque o que aprendi no Bacharel em teologia não foi o suficiente para uma certa fu~encia…
    grato

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: