Verbo TER (Iesh) em Hebraico no Tempo Presente

Shalom chaverim hj vamos falar um pouco sobre gramatica do Hebraico moderno.

Neste post vamos falar do verbo Ter “iesh – יש ” no tempo presente e como usar este verbo em frases básicas.Para começar preciso dizer que na verdade “iesh – יש ”  não significa Ter,  mas sim “HÁ OU EXISTE”, no hebraico não existe essa ideia de posse da mesma maneira que temos no português.

Por exemplo não dizemos “tenho uma casa” mas sim “existe para mim uma casa” ou “Há para mim uma casa”.

Vamos aos exemplos para fixar a ideia na sua cabeça.

Ex:

Eu tenho uma casa – iesh li bayt – יש לי בית

Eu tenho dinheiro  – iesh li kesef – יש לי כסף

Eu tenho um emprego – iesh li avoda – יש לי עבודה

Eu tenho tempo – iesh li zman – יש לי זמן

Ok percebemos que “eu tenho” em hebraico é “iesh li” mas como podemos dizer você tem?

Diferente do português não se mexe no verbo ter “iesh” mas sim na preposição ל declinando ela de acordo ao gênero  e o numero.

Vamos novamente aos exemplos.

Ex:

Você tem uma casa (m) – iesh lechá bayt – יש לך בית

Você tem uma casa (f) – iesh lach bayt – יש לך בית

Você tem dinheiro (m) – iesh lechá kesef – יש לך כסף

Você tem dinheiro (f) – iesh lach kesef – יש לך כסף

Você tem um emprego (m) – iesh lechá avodáיש לך עבודה

Você tem um emprego (f) – iesh lach avodáיש לך עבודה

Você tem tempo(m) – iesh lechá zman – יש לך זמן

Você tem tempo(f) – iesh lach zman – יש לך זמן

Ok aprendemos então que a mudança de “eu tenho” para “você tem” se faz na preposição e como será que fica com outros pronomes pessoais?

Veja os exemplos a seguir com outros  pronomes pessoais.

Ele tem uma casa – iesh lo bayt – יש לו בית

Ela tem uma casa – iesh la bayt – יש לה בית

Nós temos uma casa – iesh lanu bayt – יש לנו בית

Veja abaixo a tabela com as demais declinações .

(clique na imagem para ampliar)


exercicios de escrita hebraica iesh

Tags:

Deixe uma resposta

