Conjugando Verbos em Hebraico: Beber – Lishtot

Pronomes pessoais em Hebraico:

Eu אֲנִי    Você (m) אַתָּה    Você (f) אַתּ   Ele הוּא   Ela הִיא  Nós  אֲנָחנוּ (m/f)  Vocês (m) אַתֶּם   Vocês (f) אַתֶּן  Eles  הֵם    Elas  הֵן

Verbo: לשתות -Beber – Lishtot
שוֹתֶה שוֹתָה שוֹתִים שוֹתוֹת

Tempo:

Presente

אני שותה  -Eu estou bebendo – aní shoté
אני שותה  – Eu estou bebendo – aní shotá
אתה שותה – Você está bebendo- atá shoté
את שותה  – Você está bebendo- ath shotá
הוא שותה – Ele está bebendo- hu shoté
היא שותה – Ela está bebendo – hi shotá
אנחנו שותים Nós estamos bebendo (m) -anáhhnu shotim
אנחנו שותות Nós estamos bebendo (f)- anáhhnu shotot
אתם שותים – Vocês estão bebendo (m)- atém shotim
אתן שותות – Vocês estão bebendo (f)- atén shotim
הם שותים -Eles estão bebendo – hem shotim
הן שותות – Elas estão bebendo – hen shotot

אני שותה מים – Eu estou bebendo agua – ani shoté maim
אני שותה מים – Eu estou bebendo agua ani shotá maim
אתה שותה חלב -Você está bebendo leite – ata shoté halav
את שותה מיץ תפוזים  Você está bebendo suco de laranja – ath shotá mitz tapuzim
הוא שותה קפה Ele está bebendo café – hu shoté kafe
היא שותה מיץ Ela está bebendo suco – hi shotá mitz
אנחנו שותים משהו Nós estamos bebendo algo (m) –  anáhhnu shotim mashehu
אנחנו שותות בירה Nós estamos bebendo cerveja (f) – anáhhnu shotot bira
אתם שותים בירה Vocês estão bebendo cerveja (m)- atem shotim Bira
אתן שותות יין Vocês estão bebendovinho (f)- aten shotim Iaín
הם שותים מיץ Eles estão bebendo suco – hem shotim mitz
הן שותות מיץ Elas estão bebendo suco – hen shotot mitz

אני רוצה לשתות – Eu quero beber – Ani rotze lishtot
אני רוצה לשתות  – Eu quero beber – Ani rotza lishtot (f)
אני רוצה לשתות מיץ – Eu quero beber suco – Ani rotze lishtot mitz
אתה רוצה לשתות מיץ – Você quer beber suco – Atá rotze lishtot mitz (m)
את רוצה לשתות מיץ – Você quer beber suco – Ath rotza lishtot mitz (f)
הוא רוצה לשתות מיץ – Ele quer beber suco – Hu rotze lishtot mitz (m)
היא רוצה לשתות מיץ – Ela quer beber suco – hi rotza lishtot mitz (f)

Shote exercicios

Lehitraot chaverim nos vemos nos proximos posts.

Tags:

2 Respostas to “Conjugando Verbos em Hebraico: Beber – Lishtot”

  1. tadzio bez Says:

    אני רוצה לכתוב את ההיסטוריה
    Eu quero escrever a Historia
    Ani rotse et hahistoria

    boa dia
    obrigado pelas informações neste blog. É preciso, no entanto, corrigir esta frase.
    shalom
    toda raba
    bez

Deixe uma resposta

