Conjugando Verbos em Hebraico:Comer – Leechol

Pronomes pessoais em Hebraico:

Eu אֲנִי Você (m) אַתָּה Você (f) אַתּ Ele הוּא Ela הִיא Nós אֲנָחנוּ (m/f) Vocês (m) אַתֶּם Vocês (f) אַתֶּן Eles הֵם Elas הֵן

Verbo: לאכול -Comer – Leechol
אוֹכֵל אוֹכֶלֶת אוֹכְלִים אוֹכְלוֹת

Tempo:

Presente

אני אוכל
Eu estou Comendo/Eu como – aní ochel
אני אוכלת
Eu estou Comendo/Eu como – aní ochelet (f)
אתה אוכל
Você está Comendo/Você come- atá ochel
את אוכלת
Você está Comendo/Você come – ath ochelet (f)
הוא אוכל
Ele está Comendo/Ele come- hu ochel
היא אוכלת
Ela está Comendo/Ela come – hi ochelet (f)
אנחנו אוכלים
Nós estamos Comendo/Nós comenos (m) -anáhhnu ochlim
אנחנו אוכלות
Nós estamos Comendo/Nós comemos (f)- anáhhnu ochlot (f)
אתם אוכלים
Vocês estão Comendo/Vocês comem (m)- atém ochlim
אתן אוכלות
Vocês estão Comendo/Vocês comem (f)- atén ochlot (f)
הם אוכלים
Eles estão Comendo/Eles comem – hem ochlim
הן אוכלות
Elas estão Comendo/Elas comem- hen ochlot (f)

הילד אוכל שוקולד
O menino está comendo chocolate/ O menino come chocolate/ Haieled ochel chocolad
הילדה אוכלת שוקולד
A menina está comendo chocolate/ A menina come chocolate/ Haialda ochelet chocolad
הילדים אוכלים שוקולד
Os meninos estão comendo chocolate/ Os meninos comem chocolate/ Haieladim ochelet chocolad
הילדות אוכלות שוקולד
As meninas estão comendo chocolate/ As meninas comem chocolate/ Haieladot ochlot chocolad

אני אוכל לחם
Eu estou Comendo pão/Eu como pão – ani ochel Lechém
אני אוכלת לחם
Eu estou Comendo pão/Eu como pão – ani ochelet Lechém(f)
אתה אוכל בשר
Você está Comendo carne/Você come carne – ata ochel Basár
את אוכלת בשר
Você está Comendo carne/Você come carne – ath ochelet Basár (f)
הוא אוכל ארז
Ele está Comendo arroz/ Ele come arroz – hu ochel Oréz
היא אוכלת ארז
Ela está Comendo arroz/Ela come arroz – hi ochelet Oréz
אנחנו אוכלים משהו
Nós estamos Comendo algo/Nos comemos algo (m) – anáhhnu ochlim mashehu
אנחנו אוכלות מרק
Nós estamos Comendo sopa/ Nos comemos sopa (f) – anáhhnu ochlot marák
אתם אוכלים מרק פרות
Vocês estão Comendo salada de frutas/Vocês comem salada de frutas (m)- atem ochlim merák peirot
אתן אוכלות תפוח
Vocês estão Comendo maça/ Vocês comem maça (f)- aten ochlot tapuach
הם אוכלים ביצה
Eles estão Comendo ovos/ Eles comem ovos – hem ochlim beitza
הן אוכלות ביצה
Elas estão Comendo ovos/ Elas comem ovos – hen ochlot beitza

אני רוצה לאכול
Eu quero Comer – Ani rotze leechol
אני רוצה לאכול
Eu quero Comer – Ani rotza leechol (f)
אני רוצה לאכול לחם
Eu quero Comer pão – Ani rotze leechol Lechém
אתה רוצה לאכול לחם
Você quer Comer pão – Atá rotze leechol Lechém (m)
את רוצה לאכול בשר
Você quer Comer carne – Ath rotza leechol basar(f)
הוא רוצה לאכול בשר
Ele quer Comer carne – Hu rotze leechol basar (m)
היא רוצה לאכול בשר
Ela quer Comer carne – hi rotza leechol basar (f)
אנחנו רוצים לאכול בשר
Queremos Comer carne – Anahhnu rotzim leechol basar (m/f)
אתם רוצים לאכול בשר
Vocês querem Comer carne – Atem rotzim leechol basar
אתן רוצים לאכול בשר
Vocês querem Comer carne – Atem rotzim leechol basar
הם רוצים לאכול בשר
Eles querem Comer carne – Hem rotzim leechol basar
הן רוצים לאכול בשר
Elas querem Comer carne – Hen rotzim leechol basar

אני אוהב לאכול בשר
Eu gosto de comer carne – Ani ohev leechol basar
אני אוהבת לאכול בשר
Eu gosto de comer carne – Ani ohevet leechol basar (f)
אתה אוהב לאכול בשר
Você gosto de comer carne – Ani ohevet leechol basar (f)
את אוהבת לאכול בשר
Você gosto de comer carne – Ani ohevet leechol basar (f)
היא אוהבת לאכול בשר
Ela gosta de comer carne – Hi ohevet leechol basar
הוא אוהבת לאכול בשר
Ele gosta de comer carne – Hu ohev leechol basar
אנחנו אוהבים לאכול בשר
Gostamos de comer carne – Anahhnu ohavim leechol basar
אנחנו אוהבות לאכול בשר
Gostamos de comer carne – Anahhnu ohavot leechol basar (f)

? מה אתה אוהב לאכול
Oque você gosta de comer? Ma atá ohev leechol ?
? מה את אוהב לאכול
Oque você gosta de comer? Ma ath ohev leechol?
? מה הוא אוהב לאכול
Oque ele gosta de comer? Ma hu ohev leechol?
? מה היא אוהבת לאכול
Oque ela gosta de comer? Ma hi ohevet leechol?

אני אוכל הכל
Eu como de tudo – Ani ohel hacol
אני אוכלת הכל
Eu como de tudo – Ani ohelet hacol
אתה אוכל הכל
Você come de tudo – Atá ohel hacol
את אוהבת הכל
Você come de tudo – Ath ohelet hacol
הוא אוכל הכל
Ele come de tudo – Hu ohel hacol
היא אוכל הכל
Ela come de tudo – Ani ohel hacol
את אוכל הכל
Você come de tudo – Ani ohel hacol

verbo comer em hebraico conjugado

Obs: Todas as frases podem ser ditas tanto como afirmativas quanto como perguntas da mesma maneira que fazemos em português  neste exemplo:   Você come chocolate.  Você come chocolate?

E para terminar o post de Hj que tal responder uma simples perguntinha ” Oque vc gosta de comer?”  ? מה אתה אוהב לאכול

Tags:

Deixe uma resposta

