Conjugando Verbos em hebraico: Dançar

Pronomes pessoais em Hebraico:

Eu אֲנִי Você (m) אַתָּה Você (f) אַתּ Ele הוּא Ela הִיא Nós אֲנָחנוּ (m/f) Vocês (m) אַתֶּם Vocês (f) אַתֶּן Eles הֵם Elas הֵן

Verbo:לרקוד -Dançar – Lirkod
רוקד רוקדת רוקדים רוקדות

Tempo:Presente

אני רוקד
Eu estou dançando
Eu danço
aní roked

אני רוקדת
Eu estou dançando
Eu danço
aní rokedet

אתה רוקד
Você está dançando
Você dança
atá roked

את רוקדת
Você está dançando
Você dança
ath rokedet (f)

הוא רוקד
Ele está dançando
Ele dança
hu roked

היא רוקדת
Ela está dançando
Ela dança
hi rokedet (f)

אנחנו רוקדים
Nós estamos dançando
Nós dançamos (m)
anáhhnu rokdim

אנחנו רוקדות
Nós estamos dançando
Nós dançamos(f)
anáhhnu rokdot(f)

אתם רוקדים
Vocês estão dançando
Vocês dançam(m)
atém rokdim

אתן רוקדות
Vocês estão dançando
Vocês dançam (f)
atén rokdot (f)

הם רוקדים
Eles estão dançando
Eles dançam
hem rokdim

הן רוקדות
Elas estão dançando
Elas dançam
hen rokdot (f)

הילד רוקד
O menino está dançando
O menino dança
Haieled roked

הילדה רוקדת
A menina está dançando
A menina dança
Haialda rokedet

הילדים רוקדים
Os meninos estão dançando
Os meninos dançam
Haieladim rokdim

הילדות רוקדות
As meninas estão dançando
As meninas dançam
Haieladot rokdot

אני רוקד עם אמא
Eu estou dancando com mamãe
Eu danço com mamãe
ani roked im ima

אני רוקדת עם חברים
Eu estou dancando com os amigos
Eu danço com os amigos
ani rokedet  im hachaverim

אתה רוקד עם נעליים
Você está dançando com sapatos
Você dança com sapatos
atá roked im naalaim

את רוקדת עם נעליים
Você está dançando com sapatos
Você dança com sapatos
ath rokedet  im naalaim

הוא רוקד עם ספר התורה
Ele está dançando com o livro da lei
Ele dança com o livro da lei
hu roked im sefer hatorah

היא רוקדת עם ספר התורה
Ela está dançando com o livro da lei
Ela dança com o livro da lei
hi rokedet im sefer hatorah (f)

אנחנו רוקדים עם כוכבים
Nós estamos dançando com estrelas
Nós dançamos com estrelas
anáhhnu rokdim im kochavim

אנחנו רוקדות עם כוכבים
Nós estamos dançando com estrelas
Nós dançamos com estrelas
anáhhnu rokdot  im kochavim

אתם רוקדים סלסה
Vocês estao dançando salsa
Vocês dançam salsa (m)
atem rokdim salsah

אתן רוקדות סלסה
Vocês estao dançando salsa
Vocês dançam salsa (m)
aten rokdot salsah

הם רוקדים סלסה
Eles estão dançando salsa
Eles dançam salsa
hem rokdim salsah

הן רוקדות סלסה
Elas estão dançando salsa
Elas dançam salsa
hen rokdot salsa

אני רוקד את הריקוד
Eu estou dançando a dança
Eu danço a dança
ani roked et harikud

אני רוקדת את הריקוד
Eu estou dançando a dança
Eu danço a dança
ani rokedet  et harikud

אני רוקד את ריקוד הרובוט
Eu estou dançando a dança do robô
Eu danço a dança do robô
ani roked et harikud harobot

אני רוצה לרקוד
Eu quero dançar
Ani rotze lirkof

אני רוצה לרקוד
Eu quero dançar
Ani rotza lirkod

אני רוצה לרקוד איתך
Eu quero dançar com voce
Ani rotze lirkod itach

אני רוצה לרקוד איתך
Eu quero dançar com voce
Ani rotza lirkod itchá

אני רוצה לרקוד את הנשמה שלי
Eu quero dançar a minha alma
Ani rotze lirkof et haneshama sheli

אני רוצה לרקוד את הנשמה של
Eu quero dançar a minha alma
Ani rotza lirkof et haneshama sheli

אני רוצה לרקוד את השיר הזה
Eu quero dançar esta musica
Ani rotze lirkod et hashir haze

אני רוצה לרקוד את השיר הזה
Eu quero dançar esta musica
Ani rotza lirkod et hashir haze

Conjugando Verbos em hebraico Dançar

Tags: , ,

2 Respostas to “Conjugando Verbos em hebraico: Dançar”

  1. claudia barbosa araujo Says:

    não entendi porque lirkof depois de rotsá ou rotsá? poderia me explicar bevacachá?

Deixe uma resposta

