Sobre nós

Eu desejo a você que neste momento está  lendo esta texto , um Bom dia, boa tarde ou boa noite dependendo do horário que você está lendo.
Me chamo  Eduardo e sou autodidata e dono deste blog intitulado Cafecomhebraico, este espaço foi criado com o intuito de poder ajudar alunos autodidatas  a conseguir ter uma boa base de hebraico  tanto bíblico quanto moderno, e também ajudar aqueles que querem conhecer melhor as escrituras judaicas, para entender os originais bíblicos.

Aprender um novo idioma exige esforço, muita dedicação e o mais importante, amor pela língua, pois quando se decide aprender uma nova forma de se comunicar, também é necessário aprender a cultura de uma determinada nação.
Sem falar que o idioma é algo vivo e esta sempre em transformação nos possibilitando  ver o mundo com novos olhos, com uma nova perceptiva.

Este blog não tem a pretensão de ser o único caminho para o seu aprendizado, mas sim uma ferramenta para a sua aquisição de uma futura fluência e um aprofundamento nas raízes da fé judaico crista através do idioma Hebraico.
Eu gostaria muito que você ao entrar em nosso blog deixasse a sua opinião ou suas duvidas e sugestões para que possamos nos tornar um bom referencial na aprendizagem de Hebraico através da internet, pois no Brasil ainda temos poucos blogs ou sites destinados ao ensino de Hebraico.

Eu tenho certeza que você ira se apaixonar por este idioma, por este povo e por tudo que envolve o Hebraico tanto moderno quanto bíblico.

Um grande abraço e bons estudos para todos.

Facebook

Email eduardoeliasdasilva@hotmail.com

68 Respostas to “Sobre nós”

  1. Iara Says:

    Mazal tov.
    Gostei muito desse site. Muito bom.
    Desejo muito sucesso a todos!
    Toda haba.
    Abraços

  2. Aline Says:

    Parabéns pelo café com hebraico, está muito bom; Tenho acompanhado
    as postagens, aproveitado o material e ‘pagado o mico’ tentando cantar
    as músicas. Gostei em especial de uma que fala do hebraico, de uma
    forma divertida. Agradeço por compartilhar o estudo desse desafio fascinante que é o hebraico.

  3. eduardoivrisilva Says:

    iara e aline , é com grande prazer que posto a cada dia coisas para tentar ajudar e tornar o hebraico cada dia mais prazeroso , para que assim todos nos possamos estuda-lo com muito mais prazer e com isso evoluirmos em rumo de uma futura fluência nesta linda que é linda .

    TODA RABÁ por vcs comentarem aqui, o comentário de vcs faz com que eu tenha animo para trazer mais arquivos para ajudar no nosso aprendizado, e de graça que é a melhor coisa deste blog hehehe
    ABRAÇOS E BEIJOS MENINAS!!!

  4. Sirio Libanes Says:

    Simplesmente arrebentou! Parabéns

  5. marianaft Says:

    בלוג טוב מאוד

  6. rosana Says:

    Shalom chaveri!Adorei o blog,quero estudar tb.por onde começo?Por favor me ajude na tradução:Ketivá ve-chatimá tová chaveri todah rabah chaveri neshikot.Não sei nada de hebraico,mesmo sendo de etnia judaica sefardita,preciso tb.responder essa mesma mensagem em hebraico.Muito grata,Um abraço.

  7. Dhara Says:

    Por favor,como e por onde posso iniciar os estudos?Parabens,é muito bem feito esse blog.Por gentileza vc.pode traduzir a frase: ketivá ve-chatimá tová chaveri todah rabah chaveri neshikot.E tb.preciso responder em hebraico a essa mensagem,é possivel me ajudar? Obrigada!

    • eduardoivrisilva Says:

      muito obrigado por gostar de nosso blog, ele existe apenas para ajudar pessoas a aprender e amar o idioma hebraico e o povo de eretz israel.
      referente a frase em questao, é uma frase dita em rosh hashana( ano novo) e significa que você seja inscrito e carimbado no Livro da Vida. a frase completa dita em rosh hashana é “L ‘shana Tova , Ketivá ve-chatimá Tová”, “Feliz Ano Novo, que você seja inscrito e carimbado no Livro da Vida”.
      para compreender melhor esta frase é preciso entender um pouco das festas judaicas.
      aconselho vc a dar uma olhada neste site http://www.aishbrasil.com.br/new/artigo_elul.asp nele vc encontra as informaçoes que precisa.
      o restante da frase que vc escreveu significa( chaveri todah rabah chaveri neshikot) meu amigo muito obrigado, meu amigo beijus.
      um abraço e se precisar de mais alguma coisa é só pedir.

  8. eduardoivrisilva Says:

    vc pode ser mais simples e simplesmente dizer ” Shana tova lecha ” ou “shana tova lach ”
    Shana tova Umetuka lecha ( um ano bom e doce para você)

    obs:lach para mulher e lecha para homem.

  9. carmen Says:

    eduardo estou amando este blog. é maravilhoso estudar o hebraico . amo esta lingua e esta cultura, yerushalaim ahuvi. muito obrigado por esta oportunidade que tu nos da . Que DUS te abençoe. Shalom.

    • eduardoivrisilva Says:

      querida carmen , muito obrigado por comentar em nosso blog, eu fico muito feliz com comentários assim como o seu , pois são eles que dão alegria e entusiasmo para cada vez mais criar mais material gratuito para o estudo deste maravilhoso idioma.
      se desejar pode me adicionar no orkut . um grande abraço e que o Eterno abençoe vc tbm.

  10. Hebraico Fácil Says:

    Shalom Eduardo,

    Eu também adoro o seu blog e leio com muito interesse os seus artigos. Na verdade eu também comecei um blog para compartilhar os meus conhecimentos de hebraico. Estou ainda bem no comecinho dele, mas, como você também quero dividir os meus conhecimentos deste belo idioma, e compartilhar um pouco da minha vida aqui em Israel. O nome do blog é http://www.hebraico-facil.blogspot.com.

    Vou estar recomendando o seu trabalho no Hebraico Fácil. Mais uma vez, TODÁ RABÁ, pelo seu lindo trabalho.

    Silvio

  11. Hélio Francisco Says:

    Excelente blog, parabéns!
    Eu gosto muito das línguas semitas, cursei além do hebraico bíblico (no seminário) 1,5 de hebr. moderno no Mackenzie ( Profa. Margarida). Estou agora num processo de aprender Latim, dominar o Grego e ter noções (ler e entender) o árabe!
    Como as vezes dou aula de hebraico bíblico irei com certeza recomendar esse blog e seus vídeos!
    Registro a minha palavra de apoio – CONTINUEM; é com trabalhos assim que o hebraico poderá ser “desmistificado” e se tornar conhecido pópularmente!

  12. eduardoivrisilva Says:

    muito obrigado helio por seu comentario, o blog cafecomhebraico quer muito desmistificar essa lingua.
    e mostrar que o hebraico é maravilhoso.
    abraços.

  13. Hermanus Taute Says:

    Parabéns com a iniciativa, e continue!

  14. val2011 Says:

    ola quando é que vai começar as aulas de hebraico pois eu já entrei em alguns sites e estou tentando aprender o hebraico

  15. eduardoivrisilva Says:

    val2011 seja bem vinda ao nosso site.
    as aulas estao expalhadas por todo o blog.
    temos liçoes de gramatica, liçoes de vocabulario, licoes de conversaçao, tudo esta ai no blog, que alias é o mais completo do pais em conteudo para o aluno de hebraico.
    mas como vc entrou agora no blog, aconselho vc a dar uma olhada em todos os videos que postamos aqui no blog, vc pode dar uma olhada no canal do youtube que lá vc tem todos os videos.
    http://www.youtube.com/user/duhduh25to
    caso tenha alguma duvida entre em contato pelo email pec4do@hotmail.com ou pelo msn com o mesmo endereço.
    estou a sua disposição para te ajudar a aprender o idioma do povo de Israel.

  16. carmen Says:

    shalom Eduardo,amo cada dia mais este site,e estou conseguindo cantar as musicas direitinho,é só prestar bem atençao na pronuncia e escrevo tudo no caderno pra aprender melhor a escrita.por favor continue escrevendo.vou fazer um orkut pra mim e te adicionar tá?abraços

  17. eduardoivrisilva Says:

    claro carmem pode me adicionar sim, será um prazer poder conversar com vc no orkut.
    e caso queira me add no msn pec4do@hotmail.com ou eduardoeliasdasilva@hotmail.com
    vou preparar algumas coisas para melhorar a escrita, por exemplo as letras das musicas , fique atenta sempre no blog e nos ajude a divulgar.
    um grande abraço.

  18. cleomeodshalom Says:

    PARABENS DUH, este é realmente um site que ensina, um site com muita responsabilidade, vc foi muito feliz nesta escolha pq vc, realmente tem afinidade e comprometimento com o hebraico e isso é muito importante para quem esta começando, como tb para quem ja tem um certo conhecimento e tb para aqueles que gostam de sempre estar vendo novidades entre outras coisas gostei muito e sempre estou visitando todas as postagens, videos enfim tudo shalom lehitraot

  19. cleo oliveira Says:

    parabens eduardo, por tudo que vem fazendo.

    • eduardoivrisilva Says:

      Eu que agradeço as suas palavras !!! pelo jeito o meu objetivo esta sendo alcançado , ensinar hebraico e ter pessoas cada dia mais pessoas interessadas nesta língua.
      Shalom lach

  20. Solene Janete Arce Says:

    !חסד, גבורה, שלום
    Parabéns! Que o Senhor lhe abençoe grandemente por esta iniciativa. Realmente no Brasil há uma deficiência muito grande.
    Amei a simplicidade de comunicação, colocada de forma bem clara e de fácil compreensão, é uma grande ferramenta.
    Sou auto-didata ha três anos e apaixonada por esta lingua, cultura e claro pela Bíblia.
    Siga em frente, com certeza o Senhor seguirá contigo!

    • eduardoivrisilva Says:

      Muito obrigado por suas palavras amiga, seguirei colocando cada dia mais e mais textos no blog parta ajudar aos alunos auto didatas do Hebraico e divulgando esta maravilhosa lingua cada dia mais e mais.
      Bons estudos e muita paz para vc!!!

  21. Yaacov Rabelo Franco Says:

    Parabéns pela iniciativa.

  22. Isaac Says:

    Parabens pela Didadica Eduardo! Um blog diferenciado pela qualidade e praticidade, God bless you!

    Pode me ajudar a verificar se a frase abaixo está correta?

    אלוהים הוא מקלט שלי וחוזק

    Paz e Obrigado!

  23. mesaque Says:

    gostei muito desse blog. estou estudando hebraico. eu amo essa lingua. tem como eu adquiri a biblia em hebraico e transliterada veljo e novo testamento. eu tenho ela toda em hebraico. queria uma que fosse transliterada.

    shalom! lehitraot

    • eduardoivrisilva Says:

      Shalom achi, eu nao tenho conhecimento de nenhuma biblia toda transliterada, o maximo que eu vi foi uma versão do tanach em formato digital, no site davar3.

  24. Pedro Amaral Couto Says:

    Olá. Tenho dúvidas em relação os significados dos termos “almah” e “bethula”. Poderia esclarecê-los?

    Obrigado.

    • eduardoivrisilva Says:

      Alma e betula uma questao que daria um bom debate sobre maria mae de jesus.
      Mas oque vou escrever aqui seja um resumo bem por cima desses dois termos hebraicos.
      עלמה ̀almah
      1) virgem, mulher jovem
      1a) em idade para casamento
      1b) moça ou recém-casada

      das 7 vezes que usa no tanach 6 refere-se a mulheres solteiras que nao tiveram contato com homens. Genesis 24:43, Exodus 2:8, Salmo 68:25, Cantar doss Cantares 1:3 y 6:8, e o verso polémico Isaías 7:14
      mas existe um caso que o termo se usa para uma mulher com marido Proverbios 30:19.

      בתולה b ̂ethulah
      particípio pass. de uma raiz não utilizada significando separar;
      1) virgem

      Esta palavra aparece 14 vezes no tanach significando virgem mas existe um caso que a mulher possui marido em joel 1 verso 8.
      Espero ter ajudado.

  25. Andre Says:

    eu assisti um video sobre o verdadeiro nome do Pai Eterno que é
    YAOHU e o nosso Salvador YAOHUSHUA, ok e que todo o povo da herança do Criador tem seu nome, então gostaria que vocês me enviassem todos os nomes dos discipulos, apostolos e profetas e o que quer dizer, por exemplo

    Jesus Cristo – yaohushua – salvação eterna ou do eterno
    João – yaohu——– o que quer dizer

    fico muito agradecido pois eu quero mostrar para as pessoas
    que esses nomes foram paganizados por Constantino.

    obrigado e fiquem na paz.

    • eduardoivrisilva Says:

      Andre infelizmente preciso de dizer a verdade, a unica paganização que existe é a vida desses divulgadores do nome yaohoshua, tudo isso é mentira e todos os nomes que eles dizem não existe em lingua hebraica da forma que se escreve.
      Yao por exemplo nem existe no hebraico.
      Esses grupos estão enchendo a internet de mentiras e mais mentiras com o objetivo de divulgar uma religião falsa.
      Esse idioma que eles estao divulgando nada tem a ver com hebraico,armaico, ou qualquer idioma semitico.
      Caso queira aprender hebraico posso te ajudar sem problemas mas acredite estes que dizem sobre yaohoshua são mentirosos.

      Jesus= Yeshua = ou Yehoshua
      Joao = Yohanan

  26. Jose Bonifácio de Andrade Says:

    Sou apaixonado por a lingua hebraica e por ISRAEL. Deus abençôe ISRAEL e nosso BRASIL. Se tivesse condiçõens financeira,iria adquirir cds e dvds com hinos em hebraico. Mas posso orar.

  27. Higor Says:

    Shalom! Estou amando este Blog. Estou a procura na internet de aulas de hebraico on-line faz um tempinho… Amo Hebraico, amo a cultura Juidaica e tenho AMOR maior ainda pelas ESCRITURAS SAGRADA… Sou da Igreja Batista de Montese (Fortaleza, CE)! Meus amigos me admiram por eu saber tanto dessa lingua… Vc tirou muitas duvidas minha. E naum fique assustado, mas virão mt mais! Pois qnto mais estudamos o Hebraico mais nos apaixonamos… Quero depois q vc dê uma olhada num video no us Youtube:http://www.youtube.com/watch?v=_bfCgGdMYjg…. Que Deus te Abençoe ricamente!

    • eduardoivrisilva Says:

      Comentarios assim como este são muito especiais, muito obrigado por suas palavras e que Deus abençõe grandemente sua vida amigo.
      Vou ver o video e depois te falo sobre ele.
      Shalom

  28. mithy m. Bekan Says:

    gostei mt deste blog . Para bems pela iniciativa .é td de bom . Shalom

  29. MAURICIO IRINEU Says:

    VOCÊ ESTÁ FAZENDO UM BOM TRABALHO, MAS DEIXANDO A DESEJAR EM UM PONTO. ALIÁS NÃO É SÓ VOCÊ: A MAIORIA QUE VEICULA O HEBRAICO NA REDE. EU EXPLICO: MEU QUERIDO, HEBRAICO SEM OS MASSORÉTICOS PARA PRINCIPIANTE É “DOSE” VIU…
    NÃO É UMA CRÍTICA, É UMA OBSERVAÇÃO QUE JULGO DA MAIOR IMPORTÂNCIA.

    • eduardoivrisilva Says:

      Mauricio muito obrigado por seu comentario.
      Eu não sei quem ser vc, mas caso seja o mauricio que estou imaginando, que é tbm professor de Hebraico para mim é uma honra receber sua opnião em meu blog.
      Caso não seja me desculpe a confusão.
      Mas mauricio eu não se vc costuma acompanhar os estudos que tem se feito sobre aquisição de Hebraico como segunda lingua para imigrantes em israel, ou para estrangeiros.
      E caso vc não esteja acompanhando, muitos livros de grandes empresas como é o caso da prolog http://www.prologhebrew.us/Languages/ProductsCatalog.aspx não se usa sinais massoreticos ao mesmo tempo que se usa transliterações.
      Pois como ja se esta usando uma forma de som, como é o caso da transliteração que é um sistema sde sonorizar o hebraico não se coloca junto nenhuma nekudot.
      Este é o Jeito feito pela maioria das empresas de ensino de Hebraico que fazem uso de transliteração fonetica.

      Como os alunos sempre pediam para se transliterar eu optei por colocar a transliteração em vez da nekudot.
      Sem falar que temos os audios para que vc escute a prnuncia das palavras, pois tanto translietração, quanto sinal massoretico não faz parte do Hebraico, mas é apenas para ajudar em situações iniciais.
      Um grande abraço e bons estudos.

  30. Solene Janete Says:

    Parabéns! Amei seu blog, a forma simples e objetiva que você ensina. Também sou apaixonada pelas escrituras, cultura e língua hebraica já tenho algum conhecimento, mas sei que tenho muito a aprender ainda e seu blog me ajuda muito.
    Muito obrigada pela sua ajuda.
    אלוהים יברך אותך

  31. Leticia Says:

    Adorei, meus parabéns, eu sou formada pela UFRJ, e se na minha época de universidade este site já existisse teria me poupado muita dor de cabeça.

    • eduardoivrisilva Says:

      Fico muito feliz de que vc tenha ostado do nosso Blog, eu espero que o blog, continue sendo util na sua vida.
      E quem sabe vc sendo formada pode contribuir com o blog, com algum artigo, entre em contato para conversarmos melhor sobre isso.
      Pec4do@hotmail.com e obrigado por comentar.

  32. Deivison Says:

    Estou entrando em contato, com o proposito de vender meu produto a vcs, se puderem e caso não tenha ainda um web designer, estou a disposição para trabalhar e ajudar cada vez mais vcs tanto na área estetica como banner, imagens gifs, menus etc.

    Obrigao pela atenção.

    • eduardoivrisilva Says:

      Bom dia Deivison, eu tbm sou webdesigner, obrigado por oferecer seus serviçõs, um grande abraço e que sua vida seja abençoada.

  33. Alan Edson d S Says:

    SHALOM HAKOL ANI OHEV HA LOMED ATEM HASHAA HA OD(SHELY MAZAL TOV) -SHANA TOVA -YERUSHALMI

  34. Alysson Jalles Says:

    Oi….acompanho a muito tempo seu blog. mas sempre tive duas curiosidades…Como e onde você aprendeu Hebraico, e qual a sua religião? você é protestante?

    • eduardoivrisilva Says:

      Alyson Shalom, respondendo a sua pergunta, eu aprendi hebraico atraves de livros, comprei material e fui estudando, sou auto didata portanto aprendo muitas coisas sozinho.
      Sobre minha crença religiosa, não me considero protestante, nem evangelico, nem nenhum outro termo classificatorio, apesar de minha familia pertercer a um grupo evangelico, eu apenas gosto de me dizer seguidor das ideologias pregadas por Jesus, e pelos profetas que foram anteriores a ele no chamado antigo testamento, pois para ser Evangelico ou protestante eu precisaria acreditar na teologia de muitos homens que desenvolveram o protestantismo e não concordo com muita coisa pregada por eles, para me classificar cristão eu teria que confiar nos pais da igreja, coisa que não concordo com muitas ideologias deles, que não possui base alguma dentro de uma analise critica dos textos biblicos, portanto sou apenas um seguidor de cristo.

  35. Alyson Batista Says:

    Shalom lecha Eduardo, estou conhecendo o seu blog agora e achei bastante interessante, parabéns pelo seu desenvolvimento…
    sou evangélico, e pude ver que vc se apresenta apenas como um seguidor de Cristo, respeito seu ponto de vista… eu gosto muito da palavra de DEUS, e pretendo conhecer mais o hebraico, para me aprofundar nas escrituras, Bom trabalho desejo que Cristo te abençoe e ajude… Shalom.

    • eduardoivrisilva Says:

      Alyson, muito obrigado por suas palavras, eu fico muito feliz que vc esta aprendendo um pouco do hebraico em meu blog.
      Que o Eterno esteja abençoando grandemente a sua vida e bons estudos.

  36. alyson Says:

    Amém!

  37. bruno Says:

    OLÁ, EDUARDO, PARABÉNS, É DE TENHO QUE TI AGRADECER, POR ESSE BLOG AQUI, POIS É DE GRANDE PROVEITO E QUALIDADE, AMIGO, OBRIGADO POR DEMOSTRAR SEUS CONHECIMENTOS DE HEBRAICO AQUI, QUE VC POSSA COLHER OS FRUTOS DESSE TRABALHO

  38. Isadora Says:

    Boa tarde, Eduardo
    Meu nome é Isadora e gostaria muito de saber como é a escrita de “Tudo posso naquele que me fortalece, meu senhor”
    Desde já agradeço
    Um grande abraço

    • eduardoivrisilva Says:

      Filipenses 4:13 em hebraico
      הַכֹּל אֲנִי יָכוֹל בְּעֶזְרָתוֹ שֶׁל הַנּוֹתֵן בִּי כֹּחַ

      Meu senhor em hebraico
      אֲדֹנִי

  39. J.Elias Says:

    Eduardo,

    gostei muito do q penso ter sido o primeiro post, “Kyrie eleison em grego e hebraico”, mas fiquei c uma dúvida:

    notei q, em hebraico, a versão apresentada ( a única q conheci até hoje) é hadon rachem

    porque hadon, e não adonai?

    muito obrigado

    • eduardoivrisilva Says:

      Adon significa senhor e adonai significa “Grande senhor” normalmente adonai refere-se apenas ao YHVH e não ao messias.

      • J.Elias Says:

        Muito obrigado pelo esclarecimento, Eduardo!

      • J.Elias Says:

        Eduardo,

        Entendi a diferença entre “hadon” e “Adonai”.
        Estaria gramaticalmente correto dizer “Adonai rachêm” (Grande Senhor, tem piedade?).

        Tadá rabá

  40. J.Elias Says:

    Eduardo,

    como já disse, gostei muito do post “Kyrie eleison em grego e hebraico”

    não sou judeu nem cristão, aliás, não estou afiliado a nenhuma organização religiosa q exija a crença num conjunto de dogmas

    mas , depois dos 40 anos, comecei a me interessar pelos conflitos no Oriente Médio, particularmente entre o Estado de Israel e o Estado Palestino( finalmente reconhecido como tal pela ONU).

    isso me levou ao desejo de conhecer a religião judaica , na esperança de q esse conhecimento me ajudasse a entender melhor a religião cristão – ramo católico romano, q conheço um pouco

    acabei achando necessário aprender o “alefbeit” dos judeus e algumas palavras – chave da religião deles, como, por exemplo, os nomes do Senhor: um deles é Adonai, e aprendi que ele é escrito assim: alef, dalet, nun, yod.

    agora me deparo com a palavra “hadon” significando “Senhor” , com outra grafia – creio q minha falta de conhecimento ( sou um analfabeto em hebraico, só conheço algumas letras e palavras de cor)é que causam esta dúvida: porquê dizer hadon rachem, ao invés de adonai rachem?

    Muito obrigado

    José Elias

  41. J.Elias Says:

    Eduardo Elias,

    “Este blog não tem a pretensão de ser o único caminho para o seu aprendizado, mas sim uma ferramenta para a sua aquisição de uma futura fluência e um aprofundamento nas raízes da fé judaico crista através do idioma Hebraico.”

    Em minha opinião, existe muito em comum entre a cultura dos que se dizem cristãos e dos que se dizem judeus, então cultura judaico-cristã é uma expressão que tem fundamento.
    Mas fé judaico – cristã???
    Embora a Bíblia dos protestantes e dos católicos inclua o que AT, e a religião protestante e católica considere os cristãos como uma espécie de “herdeiros espirituais” do “Povo Eleito”, existe uma diferença de fé que opõe decisivamente cristãos a judeus – os cristãos acreditam que Jesus era homem e Deus simultaneamente, e que sua morte mais ou menos voluntária abriu para todos os pecadores que se arrependessem a possibilidade de perdão e de salvação.
    Já os judeus consideram que alguém se dizer homem e Deus simultaneamente é blasfêmia, e me parece q matar Jesus estava de acordo com sua fé ( de acordo com as penas previstas no Pentateuco).

    Obrigado pela atenção,

    José Elias

  42. Maria Camilla Cavalcanti Says:

    Gostaria de entrar em contato com vocês, tem email para contato?

  43. Edson Pinheiro Says:

    Olá, Eduardo, Gostei do seu blog. Sou um interessado pelo idioma hebraico, gostaria de aprender mais, principalmente pelas canções, o que há nelas, passa para mim uma força espiritual muito grande. Acredito que não acontece apenas comigo. A grande diferença pra mim é que a fonética é diferente do que se escreve. Por exemplo a musica Rei dos reis cantada por Eyal Golan é linda. Um grande abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: